Letônia: Introdução de Riga, a cidade que morei.

Olá leitores!

Hoje irei fazer uma introdução sobre a cidade de Riga na Letônia, onde estive morando por 1 ano e meio, porque como muitos vocês sabem através das redes sociais do blog, eu me mudei para os Países Baixos.

Riga foi uma cidade muito especial para mim e para o meu marido, por ser a cidade que decidimos morar logo após nosso casamento na Romênia e também pelo fato de ser o primeiro país que realmente tive um choque cultural (irei falar mais sobre isso no meu futuro canal no youtube). A cidade é lindíssima, tendo o centro histórico como parte do Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, além de ser movimentada pelo turismo e cheio de eventos abertos ao público.

 

DSC_0441
Centro de Riga.
centro-2
Centro de Riga
concursolança-1
Campeonato de Powerboats no Rio Duína Ocidental (Daugava)

No centro histórico da cidade existe varias lojinhas com souvenir e feiras sazonais vendendo roupas e diversos produtos locais.

DSC_0850
Foto da praça com feiras locais.

centro-3

Melngalvju nams-2
No centro histórico na praça da prefeitura fica a famosa construção Melngalvju nams, um dos pontos turísticos mais conhecido em Riga.

Além de praças arborizadas, rio e canais que levam ao mar báltico, Riga possuí diversas estátuas com suas respectivas homenagens, porém o principal monumento da cidade é o da Liberdade feita no intuito de homenagear os soldados que morreram na guerra da libertação Letã.

rigajunho-1
Brīvības Piemineklis.

rigajunho-2

A praça onde fica estátua é marcada por ser o lugar de eventos oficiais militares e populares. O monumento foi construído pelo Letão Kārlis Zāle, possuindo quatros níveis simbólicos com o total de cinquenta e seis esculturas ( para ler sobre os significados da estátua, recomento este site super conhecido na cidade de Riga: clique aqui– em inglês). Entretanto, existem questões históricas de controvérsias sobre o símbolo da estátua já que representa também pessoas que lutaram ao lado dos nazistas (Leia a historia no TheGuardian – em inglês).

Uma outra homenagem que me chamou a atenção foi a estátua do artista Voldemārs Irbe; localizada na Rua Brīvības.

estatuapintor-1

estatuapintor-2

Este artista Letã foi um pintor que retratou em sua maioria as paisagens das periferias de Riga. Em sua historia, diz que ele vagava pela cidade com apenas uma roupa, pés descalços e aparência descuida, sendo de uma família ortodoxa religiosa, era vegetariano e não tomava bebidas alcoólicas, seu comportamento era por acreditar que deveria “levar” o mínimo do mundo e dar seu máximo na sua capacidade de pintor.

Outra estatua muito conhecida entre os turista é Estatua dos Músicos do artista Bremen, por ser baseada em um conto de fadas dos irmãos Grimm, porém com um teor político escondido em sua ironia pelo fatos dos animais estarem ultrapassando a cortina de ferro (veja sobre no site aqui – em inglês)

estatua dos musicos-1

estatua dos musicos-2

Riga é uma cidade cheia de historias interessantes, que irei falar mais sobre ela em futuras postagens. 🙂 Espero que tenham gostado dessa pequena introdução sobre a cidade e peço a compreensão por futuros atrasos nas postagem por estar em um momento de mudança em minha vida (tanto de rotina, como de casa), além de estar criando um canal no youtube que irei trocar experiências e muito mais com vocês! Aguardem 😉 , mas caso queiram já se inscreverem, o link está clicando aqui.

Até o mês que vem pessoa! 😉

P.S. Caso desejem saber sobre as atualizações do blog, siga me no instagram : viajeane twitter : blog_viajeane ou na pagina do Facebook. – Agora também é possível realizar o cadastro do e-mail no espaço: “Seguir blog via e-mail” na barra lateral do blog e receber notificações sobre as novas publicações. 😉 Veja também no Instagram stories filgueiras.jeane as curiosidades e vida cotidiana em tempo real de uma brasileira vivendo na Europa.

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s