Um ano de Blog: 4 “situações” que sinto falta do Brasil.

Olá leitores!Feliz ano novo 😀 !

Hoje é um grande dia para o blog viajeane, porque além de ser o primeiro dia de janeiro, o blog completa um ano de “vida” com dicas e guiando por novos percursos com curiosos destinos.

Neste um ano, pude compartilhar sobre o primeiro país que fui morar fora do Brasil (a Romênia), contei como foram minhas experiências em Paris na França e na Itália, e ainda dar dicas rápidas sobre a cidade de Berlim na Alemanha e varias outras dicas culturais de países que pretendo visitar (veja o Especial – Séries orientais (Dorama) – primeira parte). Mas hoje, quero listar  4 “situações” que sinto falta do Brasil nesses 1 ano e 3 meses que me mudei:

  1. A comida: Muitos de vocês já devem ter ouvido que quando alguém vai morar fora do Brasil o que mais sente falta é da comida, e posso afirmar que isso é a mais pura verdade. Apesar de estar provando sempre novos sabores, devo confessar que sinto falta de uma saborosa tapioca, da água de coco, da paçoca, do pastel, das variedades de carne bovina*, enfim; sinto falta de vários pratos tipos que comemos no Brasil e que é muito raro (ou as vezes impossível por alguns deles serem historicamente brasileiros) de encontrar estando morando na Europa. Porém,para a sorte minha, o tão apreciado feijão e arroz chega nos mercados Europeus com facilidade (ao menos nas cidades que já dei dicas).

    biscoitodenatal
    Este foi o formato de biscoito que mais encontrei por onde passei o natal na Europa.
  2. O clima: Bem, no meu caso não posso dizer que sinto muita falta (sempre preferir mais o frio por ter a pele muito sensível ao calor), mas uma coisa é sentir do frio do Brasil, outra coisa é sentir -26 da Letônia ou da Romênia; isso cria uma outra percepção para o clima que sempre achei ser o frio no Brasil.
    bucareste
    Restaurante Hanul lui Manuc em Bucareste. Famoso pela estrutura e sua historia. (Clique no nome para maiores informações)

    riga
    Um bairro de Riga na Letônia com temperatura -4 graus, porém essa cidade pode fazer até -26 graus.
  3. O idioma: Estar em outro país é muito bom para treinar outros idiomas, porém em algum dia ou momento com certeza desejará ouvir ou ter uma conversa no idioma nativo**.
  4. A cultura: Quando nós mudamos ou visitamos um lugar novo, é muito importante nós comportarmos de acordo com o local ou fazermos pequenas adaptações. É completamente normal perceber que a atitude da maioria da população corresponde ao ambiente que esta a sua volta, então alguns casos podemos achar que as pessoas não são tão “expansivas” como nós brasileiros. Sentir falta de costumes do país que nascemos é inevitável.

Viver em um país diferente está sendo uma experiencia fantástica, que esta me acrescentando como pessoa e profissional, por isso este post não tem o intuito de desanimar quem planeja morar em outro país, até porque todas as dificuldades ou faltas podem ser superadas com os aspectos positivos que cada país estrangeiro oferece.

O próximo post com mais dicas e novos lugares será no dia 14/01/2017, aguardem.  😉

P.S. Caso desejem saber sobre as atualizações do blog, siga me no instagram : viajeane , twitter : blog_viajeane ou na pagina do Facebook. – Agora também é possível realizar o cadastro do  e-mail no espaço: “Seguir blog via e-mail” na barra lateral do blog e receber modificações sobre as novas publicações. 😉 Veja também no Instagram stories  curiosidades e vida cotidiana em tempo real de uma brasileira vivendo na Europa.

*a carne bovina é realmente cara na Europa, e na cidade atual que moro na Letônia é bastante difícil de se encontrar com uma boa qualidade fora de restaurantes. Mas existem outras opções de carnes como: porco, cervo, frango e pato.

** no meu caso, eu e meu marido conversamos em português, mas mesmo assim no segundo mês que estava na Romênia, quando precisei me comunicar com outras pessoas senti fatiga de me expressar em um idioma que não era o meu. Entretanto, pode ser pela falta de fluência no idioma romeno ao início.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s