Despertando os 5 sentidos na Itália.

Olá leitores!

Hoje irei contar sobre situações que despertaram meus 5 sentidos com a cultura italiana.

Minha imersão na cultura italiana foi tão profunda e natural, que gostaria de compartilhar com vocês algumas situações que aguçaram meus sentidos, no tempo da minha estadia em todas as viagens que fiz pela Itália. Para isso, demonstrarei em tópicos simplificando a experiência  e mostrando como pode ser enriquecedor a visita neste país:

Paladar: Este é com certeza o sentido mais prazeroso que a Itália desperta em seus visitantes, com seus pratos tão apetitosos e particulares; no exterior a Itália é reconhecida por suas pastas (que são realmente divinas  😀 ), mas com minha ida em varias regiões, posso dizer que os doces também não ficam para trás. Meu doce favorito é o cannolo, que consiste basicamente em uma massa doce frita recheada com vários tipos de cremes, sendo o meu favorito de ricota (este doce também foi servido no meu casamento 🙂 onde você pode conferir o post especial clicando aqui). Mas o Cucciolone é realmente particular, por ser como um biscoito recheado com sorvete (extremamente delicioso).

doceitaliano
Apesar de ser da marca Algida* sendo da  Unilever, esse doce é somente comercializado para a Itália.

Audição: Como muitas pessoas devem saber, os italianos são bastante conhecidos por falarem alto e gesticulares com as mãos, mas uma coisa que me surpreendi é que o tom de voz permanece na maioria das vezes o mesmo, sendo difícil identificar se estão brigando ou apenas tendo uma conversa normal. Outro fato interessante, é que quando eu não sabia falar bem o idioma italiano, eu tinha dificuldade de entender com quem uma pessoa falava em um grupo se não tivesse tendo o contato visual entre elas, porém, hoje acredito que seja pela falta de diferença na tonalidade da voz** .Fora que a Itália existe dialetos diferentes, assim como no Brasil.

Além do modo de falar, as música está bastante presente no cotidiano italiano (ao menos com as pessoas e nas cidades que estive), podendo ouvi-las nos bares (até mesmo no lado de fora), restaurantes, programas televisivos, entre outros. Alguns cantores que ouvi foram Laura Pausini , Lorenzo Jovanotti Cherubini, Tiziano Ferro, Ligabue, Eros Ramazzotti, Giorgia, Negrita, Tiromancino, Max Gazzè, Frankie HI-NRG MC, Caparezza e muitos outros.

Visão: A Itália é bela e isso é um fato. Ninguém pode negar a beleza das antigas construções ou natureza. Cada lugar possui sua particularidade, mudando bastante com as estações do ano ou localização.

sicilia-2
Agrigento, Sicília -IT (em breve sobre este lugar no blog, aguardem 😉 )
florença-1.jpg
Foto tirada em 2014 em Florença.
alberobello-1
Alberobello, Puglia-IT (veja sobre essa cidade clicando aqui)
coliseu-1.jpg
Foto tirada em 2015 em Roma.
escala-de-turchi-1
A famosa Scala dei Turchi em Realmonte, Sicília – IT (em breve sobre este lugar no blog, aguardem 😉 )

Tato: Esse foi o sentido mais particular entre todos os outros por só percebe-lo no verão já que se tratam das praias. As areias das praias na Sicília é muito mais densa que a maioria das praias do Brasil, além de existir praias em outras regiões da Itália com pedras ao invés de areia , tornando a paisagem bastante particular. Outro fato é que não possui ondas, tornando a sensação da entrada na água bem diferente**.

polignano-1.jpg
Praia de Polignano Mare. (Em breve post sobre essa cidade 🙂 )

Olfato: A palavra que descreve muito bem esse sentido é o café! Ou como cappuccino pela manhã, ou como café curto que é tomado como um digestivo, como uma bebida para socializar ou por puro prazer. Convivendo em uma casa de italiano, é impossível não sentir esse aroma logo pela manhã ou depois de uma refeição. A media mínima que os italianos bebem café são 3 por dia.

cafe

Espero esse post tenha feito vocês verem o quanto a Itália pode ser prazerosa e que incentive ainda mais a visita aos nosso amigos tão íntimos 😉 , até o próximo sábado 🙂 .

P.S. Caso desejarem saber sobre as atualizações do blog, siga me no instagram : viajeane , twitter : blog_viajeane ou na pagina do Facebook. – Agora também no Instagram stories com curiosidades e vida cotidiana em tempo real de uma brasileira vivendo na Europa.

*é uma marca de sorvete que muda de acordo com o país.

**esta fato pode ser totalmente individual, baseando apenas na minha opinião e experiencia.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s