Itália e a beleza de Alberobello!

Olá leitores!

No post de hoje compartilharei minha experiência da viagem que realizei na Itália, na cidade de Alberobello que fica na região da Apúlia (Puglia – no idioma italiano) e do percurso que fizemos a partir da Sicília* para chegar lá.

Que a Itália é um país com pratos saborosos e rica em historia todo mundo sabe, então nos posts seguintes mostrarei as belezas naturais e alguns patrimônios da Unesco que somente podem ser acessados através de meios de transporte terrestres**.

Após a escala feita em Berlim, chegamos em Catânia e de lá fomos para a cidade de Porto Empedocle* , ficando alguns dias e em seguida fomos de carro para Messina, onde teríamos o ferry boat que nos levaria  para Calábria com o nosso carro e seguiríamos caminho à Puglia.

messina
Grafite no ponto de ônibus. Imagem do instagram storie viajeane***

Na Calábria, decidimos dormir na cidade chamada Cosenza por ser localizada mais ou menos na metade do caminho do nosso percurso para Alberobello (aproximadamente 3:30 hrs de carro) e por ser uma cidade bastante tranquila. Permanecemos no Italiana Hotels no qual pudemos jantar e apreciar um vinho local.

vinhocosenza
Super recomendo esse vinho, (beba com moderação) 😉

No dia seguinte, chegamos na tão esperada cidade da Puglia, Alberobello. Os trulli da cidade são patrimônio da Unesco  (são casas históricas de formato bastante particular e brancas) tornando  Alberobello extremamente interessante.

trulli-3

trulli-1.jpg
Algumas dessas casas são ainda habitadas por pessoas locais.

trulli-2

placainformativa-1
Foto do cartaz informativo do museu Del Territorio.

Para conhecer um pouco da historia dos trulli, fomos ao museu Del Territorio Casa Pezzolla e museu dell’olio que forneceu todas as informações históricas do local e até mesmo com plantas da arquitetura dos trulli.

Mas antes de irmos no museu, fomos fazer o check-in no Il Gabellot Resort in Trulli para deixarmos nossas malas e apreciar a hospedagem dentro de um trullo moderno (foi uma experiência fantástica). Na recepção, foram fornecido para nós o mapa da cidade com os respectivos pontos turísticos, tornando ainda mais fácil a locomoção.

hotel-1 hotel-2

hotel-3 hotel-4

Como é possível visitarmos todos os pontos turísticos à pé, visitamos a Basílica Santi Medici primeiro e depois fomos no Trullo Sovrano por estarem próximos.

basilicaSantiMedici.jpg
Basílica Santi Medici

trulloSovrano.jpg

trullosovrano-1
Trullo Sovrano é conhecido por ser o único trullo de dois andares, onde foi moradia de um padre.

Depois de apreciar toda a estrutura do trullo Sovrano, seguimos pela Piazza Del Popolo e fomos na zona Rione Monti onde estão localizados o centro comercial com cerca de 1000 trulli.

piazzadelpopolo.jpg
Piazza Del Popolo

piazzadelpopolo-1.jpg

trulli-6.jpg

trulli-8

Outro lugar muito interessante que estivemos foi a igreja de Sant’Antonio, por ter o formato muito semelhante aos trulli.igreja de Sant antonio.jpg

Dois restaurante em que estivemos bastante particular foram o Tratória La Locanda del Gallo que oferecem cerveja artesanais e o restaurante L’Aratro com o estabelecimento em um trullo rustico, sendo seu ambiente um diferencial além de pratos típicos.

restaurante-1
Frente da cozinha da Tratoria La Locanda Del Gallo.
restaurante-4.jpg
A entrada do restaurante L’Aratro no lado direito da foto.

 

restaurante-2
Parte do interior do restaurante L’Aratro.
restaurante-3
Parte do interior do restaurante L’Aratro.

Estar em Alberobello foi uma viagem inesquecível de 2 dias e 1 noite no qual podemos ver o quanto a Itália possui riquezas culturais em seus patrimônio, sendo uma cidade organizada e limpa. Me fazendo encantar ainda mais pela Itália.

Espero que tenham gostado 😀 , até o próximo fim de semana 😉

P.S. Caso desejarem saber sobre as atualizações do blog, siga me no instagram : viajeane , twitter : blog_viajeane ou na pagina do Facebook. – Agora também no Instagram stories com curiosidades e vida cotidiana em tempo real de uma brasileira vivendo na Europa.

*em breve terá post sobre a Sicília no blog 🙂 , por favor aguardem 😉

**a unica cidade da região da Puglia com acesso aéreo é Bari.

***infelizmente não sei quem é o autor 😦 ,caso eu descubra, escreverei futuramente.

 

 

 

 

 

Anúncios

2 thoughts on “Itália e a beleza de Alberobello!

    1. É muito bonito e particular sim =D Vale muito a pena a visita e sortudo quem pode morar lá =) As casas de moradia dos habitantes locais são em um bairro próximo ao centro histórico onde fica o comércio (Eles fazem mais “propaganda” do centro para dar mais tranquilidade aos moradores), mas o bairro deles também pode ser visitado, porém a diferença que não pode entrar nas casas, então acaba que o turista prefere o centro mesmo.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s