Especial- Como aprender vários idiomas.

Olá leitores!

No post de hoje decidi dar algumas dicas de como conseguir aprender a falar vários idiomas. Porém, gostaria de esclarecer que não sou professora de línguas estrangeiras, então não possuo métodos comprovados, apenas percebi alguns fatores que me ajudam na absorvição mais rápida e na memorização.

idiomas-2.jpg
A montagem acima mostra várias formas de dizer “boa manhã” ou no decorrer do dia como “bom dia”. Em breve irei me aprofundar sobre cada idioma.

Esses fatores me ajudaram muito à aprender francês, inglês, italiano e romeno* (ainda estou aprendendo o básico de letão). Então vamos as dicas:

  • Não traduza mentalmente para o seu idioma: Eu sempre ouvia outras pessoas falando isso, mas nunca tinha conseguido entender como fazer. Mas com a vivência em outro país e em contato com outras línguas sem ser a minha nativa, consegui finalmente entender que é necessário abstrair da palavra que aprendeu na sua infância e praticamente “fingir” que aquele objeto ou expressão é algo novo. Ex: uma criança aprende o idioma nativo a partir do desconhecido, apenas entendendo por gestos e absorvendo aquela expressão ou acontecimento. Basicamente, estou dizendo que é necessário “encarar” tudo como novidade e não como algo que já saiba.
  • Ouça,leia e assista algo todos os dias no idioma que deseja aprender: Pode ser óbvio, mas ouvir o idioma todos os dias ao menos por 1 hora e meia à 3 horas é uma rotina indispensável para começar a pensar como uma pessoa nativa. Por mais que não entenda todas as palavras em algo que esta assistindo, existe uma grande possibilidade de entender o contexto que se usa e passar saber o momento de utiliza-la.
  • Treine a língua: Você vai começar a perceber que ao falar certas palavras precisa posicionar a língua de maneira  correta, treinar a fala também significa treinar o posicionamento da língua para sair de forma mais harmônica ou até em algumas palavras dar o significado correto do que quer dizer.
  • Baixe aplicativos de idioma: Hoje em dia, utilizamos muito o celular e nada melhor como ter a disponibilidade de estudar em qualquer momento o idioma desejado.
  • Cole post-it em lugares estratégicos:O simples fato de colar um post it em um lugar que você pode ler aleatoriamente (ex:no espelho do banheiro e lê-lo ao escovar os dentes), facilitará sua memorização
  • Procure palavras chaves do idioma que pretende aprender: Todos os idiomas existem palavras que são bastante faladas e repetidas varias vezes até mesmo em uma conversa, aprender essas palavras chaves facilita muito o entendimento e a absorvição das outras.
  • Perceba que um idioma se conecta com o outro: Muitas pessoas dizem, mas é a verdade. Quando aprende 2 idiomas derivados da mesma língua antiga, é possível perceber  que existem palavras-chaves muitos semelhantes ou iguais; e com isso facilita o entendimento e encoraja a tentativa de acerto em um diálogo.

Espero que essas pequenas dicas ajudem vocês como também me ajudou 🙂  Em breve, nos posts teremos mais algumas dicas sobre esse assunto 😉 . Nós vemos daqui a 15 dias com dicas sobre a Itália . 😀

P.S. Caso desejarem saber sobre as atualizações do blog, siga me no instagram : viajeane , twitter : blog_viajeane ou na pagina do Facebook. – Agora também no snapchat viajeane e no Instagram stories com curiosidades e vida cotidiana em tempo real de uma brasileira vivendo na Europa.

*esse fatores não excluíram completamente a minha necessidade de fazer um curso da língua estrangeira (como por exemplo, com o idioma romeno necessitei realizar um curso, mas o italiano aprendi sem ter aula apenas com a imersão na Itália e as vezes em casa por meu marido ser italiano), cada pessoa possuí seu método e tempo de aprendizagem, além de uma aula com um professor ajudar a motivar e manter o ritmo. Entretanto, com disciplina é possível avançar sozinho no aprendizado de um novo idioma.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s