O jeitinho francês.

Olá leitores!

Como nos últimos posts falei sobre a cidade de Paris na frança, hoje decidir falar sobre algumas diferenças do jeito francês com os brasileiros*.

DSC_0128

No tempo da minha estadia (de 3 semanas totais) com meu marido e alguns amigos franceses, eu pude perceber os seguintes comportamentos ou situações um pouco diferente do Brasil:

  • Em todos os lugares que se entra, qualquer pessoa cumprimenta com “bom dia” (bonjour), sendo praticamente uma regra de boa educação e sempre (mais sempre mesmo) aguardam a resposta com um outro “bom dia” (bonjour).
  • Nunca os franceses irão convidar algum professor para uma festa ou um barzinho e muito menos adicionam no facebook. O relacionamento entre eles são extremamente profissional, sem intimidade para amizade.
  • Não gostam (a maioria) de falar inglês (ou alguns não sabem) e nota-se um grande desagrado quando alguém não sabe falar francês ou ao menos tenta.
  • São bastante nacionalistas, sempre mostrando pontos positivos do seu país e não gostam de críticas mesmo construtivas ou opinião negativas mesmo quando pedem opinião sobre algo do seu país.
  • Não são habituados a beberem sucos, sendo impossível encontrar suco natural com facilidade.
  • O esporte que eles mais gostam é bocha, tendo até mesmo pessoas jogando nos parques e campeonatos famosos desse esporte, mas ao contrario do Brasil, a maioria que pratica são jovens.
  • Os estabelecimentos fecham sempre no horário informado, mesmo se um cliente chegar 15 minutos antes (ex: um restaurante que fecha as 23 hrs não ira atender alguém que chega as 22:45 para jantar) então não esperem que exista exceção. Além de muitos lugares não abrirem de domingo.
  • O papel higiênico é jogado no vaso, fazendo com que eles não achem higiênico joga-los no cesto de lixo.
  • A água da torneira pode ser bebida, então muitos garçons trazem apenas uma garrafa de água gelada sem rotulo quando se pede “uma jarra de água” (une carafe d’eau ) Já quando se pede “uma garrafa de água mineral” eles entendem que é a do cardápio (no qual é cobrado o valor escrito – une bouteille d’eau)
  • Muitos franceses tem o habito de fumar (eu tenho a sensação que é maior o numero de pessoas que fumam na França que no Brasil).
  • O banheiro nas casas dividindo em dois cômodos: um possui a privada e o outro a pia com a banheira (é incrível como a pia não fica no banheiro da privada para que se possa lavar as mãos…).
  • Eles vendem uma grande diversidade de frutas em algumas estações de metrô.
  • Intervenções urbanas de artistas são frequentes e admiradas pelo público, tendo vários artistas renomados e reconhecidos por seus trabalhos com exposição em museus.
DSC_0627-3
Foto tirada por mim em 2013 da obra do artista Jef Aerosol** na La Fontaine Stravinsky

Estes foram as pequenas diferenças que percebi em pouco tempo e espero que tenha ajudado a entender um pouco mais sobre a cultura local da França. No próximo post do dia 30 continuarei a falar sobre Paris, esta cidade tão rica em cultura.

Até o próximo fim de semana 😉

P.S. Caso desejarem saber sobre as atualizações do blog, siga me no instagram : viajeane , twitter : blog_viajeane ou na pagina do Facebook. – Agora também no snapchat viajeane com curiosidades e vida cotidiana em tempo real de uma brasileira vivendo na Europa.

* o ponto de vista dessa publicação é pessoal meu de acordo com minhas experiências e de aspectos gerais, podendo existir exceções, possuindo apenas o intuito de compartilhar opinião e não criar um debate ou qualquer coisa do gênero.

** Site do artista francês Jef Aerosol .

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s