Ação urbana “Lugar”: de Tom Lisboa

Olá pessoal!

Como prometido irei falar sobre a ação urbana Lugar; primeiramente um pouco sobre o criador desta ação : Tom Lisboa.

Criador de várias intervenções urbanas e ações, Tom Lisboa foi meu professor no meu curso de fotografia. Ele é graduado em Ciências da Computação e mestre em Comunicação e Linguagens, se tornando professor de fotografia e cinema. Em 2005 foi vencedor do Prêmio Porto Seguro de Fotografia e vencedor do Prêmio Marc Ferrez de Fotografia da FUNARTE em 2012. Suas produções de artes visuais junto da fotografia, tornou a ação urbana Lugar extremamente singular, contendo colaboradores de diversos países. Através do aplicativo instagram são 28 trajetos já realizados e via internet um pouco mais de 60 trajetos. (http://www.sintomnizado.com.br/lugar)

A ação Lugar começa no momento que o trajeto em forma de um “L” é traçado por Tom Lisboa com o  primeiro ponto de referência concedido pelo colaborado, tendo como rota um caminho de surpresas e se constitui basicamente em um olhar diferenciado de cada indivíduo ( por somente possuir a visão inicial de um mapa para percorrer ).

trajeto
Minha rota traçada por Tom Lisboa. (Instagram: acaourbanalugar)

 

Quando participei (no dia 6 de abril) estava ansiosa para seguir as ruas que pouco conhecia e para observar os detalhes daquele trajeto. Para a minha sorte, era primavera e o dia era de sol ; sendo também meu primeiro ponto bastante central. Bucareste é uma cidade muito peculiar e cheia de detalhes que podem passar despercebido. Graças a essa ação pude observar caminhos que talvez nunca percorreria e  demonstrar através das minhas fotos o que meu ponto de vista dizia do lugar.

lugar
Algumas fotos da ação. (Para ver todas as fotos, acessar o instagram:  acaourbanalugar )

O mais interessante é que o mesmo lugar pode ser visto de forma diferente por outras pessoas, possibilitando as pessoas que nunca estiverem naquela cidade ( ou país) conhecer ” artisticamente “a cidade; tornando-a sempre inédita até mesmo aos olhos do criador do trajeto.

Como fotografa, minhas fotos possui características e visões minhas, causando um resultado na minha própria personificação, assim como qualquer outro indivíduo que participará desta ação.

Eu fiquei realmente feliz de participar desta ação urbana por sua criatividade e por me fazer conhecer melhor a cidade.

Espero que tenham gostado 😀 , no próximo fim de semana terá uma nova postagem falando sobre mais uma cidade maravilhosa da Romênia.

Fiquem de olho 😉

P.S. Caso desejarem saber sobre as atualizações do blog, siga me no instagram : viajeane , twitter : blog_viajeane ou na pagina do Facebook.

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s